O QUE É UMA SÉRIE VIRTUAL?

 

Série Virtual é escrita como se fosse uma série real, com elencos, cenários, trilhas sonoras e até movimentos de câmeras. Mas ao invés de passar na televisão, os episódios são disponibilizados em roteiros.

Pode parecer meio estranho e complicado no começo, pelo fato de diversas vezes aparecer coisas como: A câmera mostra, corta para, close em, mas a ideia aqui é que você leia, como se estivesse mesmo assistindo na televisão, tudo que a câmera mostra, os cortes, os closes, é o que exatamente você estaria vendo na sua telinha.

 

NACIONALIDADE DE DESCOBRINDO

 

Quando comecei a escrever a série, toda a história se passava em território nacional. Eu ainda desconhecia esse mundo das séries virtuais e não sabia como funcionava a padronização do meio, não existiam séries virtuais no Orkut (apenas uma, mas era em outro formato) e era algo novo, desconhecido e pouco popular. Então quando lancei os primeiros episódios, nem fazia ideia que um elenco se fazia necessário para melhor veracidade. Os leitores começaram a pedir por atores nos personagens e como a série já estava avançada e sua nacionalidade definida, jamais me passou pela cabeça escolher um elenco brasileiro, uma vez que na época, Malhação era referência desse gênero no Brasil e como fazia bastante sucesso ainda, quis evitar comparações escolhendo atores “conhecidos” por aqui.

 

A troca de nacionalidade já não era possível, uma vez que já estávamos no décimo oitavo episódio e uma mudança desse tipo, seria um desrespeito com quem já nos acompanhava. Sem falar que descaracterizaria praticamente tudo em Descobrindo. Então optamos por um elenco estrangeiro, e foram os próprios leitores que ajudaram a escolher, e se eles não se incomodavam com atores estrangeiros interpretando personagens brasileiros, por que eu iria me incomodar?

 

Acontece que o tempo passa e sim, a gente acaba percebendo que não tem nexo essa mistura, mas ainda assim, em respeito a quem acompanhava ou quem já leu, deixei como estava.

 

Mas na primeira revisão que fiz dos episódios, tratei de minimizar o máximo possível o nome do país e de cidades conhecidas. Não muda por completo, mas ajuda um pouco. Pra mim, Descobrindo se passa em outro mundo, um país fictício, só dele, como Kabanacan rsrs.

 

Alguns nomes na "nova" versão, tratei de tirar o acento, como Livia, Marcia, coloquei H em Arthur, para se parecer um pouco mais americanizado, embora não exista regra para nomes, pois vale o que está no registro. Só Cláudio que ficou meio difícil mudar.

 

Ah e sim, Vin Diesel arrumou um tempo em sua agenda super lotada, pra fazer um papel secundário em uma série com temática jovem, fazer o quê? Rs rs

 

COMPARATIVOS COM OUTROS SERIADOS E AFINS

 

Descobrindo não foge do clichê, e muita coisa que acontece, provavelmente você já viu em outro seriado. Mas quero tentar fazer uma explicação em uma cena muito parecida com a do seriado The O.C, que me incomodou quando um leitor me questionou a semelhança entre as duas.  

Há uma cena, no episódio 18, numa roda gigante, muito parecida com uma da primeira temporada de The O.C, em que Rayn e Marissa se acertam. Eu ainda não havia acompanhado a série, pois em 2006, ainda não era muito popular fazer download pela internet, e no SBT era impossível assistir. Mas enfim, quando fui fazer uma maratona do seriado, anos depois, fiquei até meio envergonhado com o quão parecidas as cenas são.

Mas como o Cláudio diz no piloto, a vida por si só, já é uma sucessão de coisas repetitivas, e nossas ideias muitas vezes se casam. Essa experiência do personagem de Descobrindo, foi baseada em minha própria experiência com alturas, por isso achei interessante escrevê-la na época.

 

COMO DESCOBRINDO NASCEU

 

Foi fazendo um cooper em 2006, que me surgiu a ideia do seriado. Os personagens, os principais acontecimentos das duas primeiras temporadas, vieram na cabeça. Minha vontade inicial era de juntar um grupo de teatro e filmar de forma amadora. Mas isso logo foi descartado, e a ideia de escrever e colocar no Orkut, me parecia interessante. Uma amiga minha me incentivou a fazer, e no dia 14/06/2006, estava criada a comunidade de Descobrindo e seus dois primeiros episódios disponíveis.

O Orkut, muito popular na época, ainda desconhecia esse gênero de escrita e vasculhando a rede social, entrei uma comunidade chamada THE GROUP. THE GROUP era uma série virtual escrita em formato de quadrinhos, com screencaps dos atores, o que agradava muita gente. Me comuniquei com o autor da série e ele muito humilde e gentil, relacionou nossas comunidades, o que ajudou bastante na divulgação de Descobrindo.

Algum tempo depois, nós já tínhamos um bom número de leitores e vários tópicos abertos para discussões dos episódios. Isso foi primordial para que outras pessoas começassem a divulgar seus talentos e praticamente um ano depois, o Orkut estava invadido por diversas séries virtuais, dos mais variados gêneros. (Bons tempos, rsrs).

 

EXIBIÇÕES

A 1ª Temporada foi exibida entre 14/06/2006 à 01/11/2006, totalizando 22 episódios semanais, todas as quartas-feiras. Contou 1 ano de período escolar dos personagens.

A 2ª Temporada foi exibida entre 07/02/2006 à 05/07/2007, totalizando 22 episódios semanais, todas as quartas-feiras. Contou meio ano do período escolar.

A 3ª Temporada teve início em 03/10/2007 e até então foram exibidos 18 episódios entre 2007,2008 e 2009. Ainda aguarda ser concluída.

 

Informações, opiniões, erros gramaticais, reclamações, mande um e-mail para: thiago_gao@yahoo.com.br ou me adicione no facebook para trocarmos algumas figurinhas.

PERFIL NO FACEBOOK.

 

BOA LEITURA!